quinta-feira, 17 de maio de 2018

Brinco, maquiagem, roupas, pode ser pecado, mandamentos ou tradições ?


Este assunto jamais deve ser abordado sem primeiro entendermos o que é pecado segundo as Escrituras Sagradas. Pecado é a transgressão da lei dE Yaohu,em 1 João 3:4Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.Equidade é ser justo, reconhecer o direito dos outros, implica emobedecer a regras para o bem estar próprio, do semelhante, e no caso, nosso Pai Yaohu; é o contrário de iniqüidade que significa transgredir leis.O pecado é uma afronta aO Pai Yaohu por estar desobedecendo seus mandamentos contrariando sua vontade.
O Pai Yaohu Criador é nossa fonte de vida e sem Ele jamais poderíamos subsistir de forma alguma, por isso todos que pecam tem como conseqüência a morte física e espiritual,Mateus 8:22 Yaohushua, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos.
As Escrituras Sagradas são a revelação da vontade dE Yaohu; só podemos saber qual prática é pecado se conhecermos as Escrituras; jamais podemos definir uma prática como pecado por nossos critérios.
Nas Escrituras diversos textos Leis e doutrinas estão de forma explicita ou implícita sempre orientando a que tenha cuidado com as inclinações que levam a prática do pecado; sempre doponto de vista moral no trato com o semelhante e Yaohu, concluímos que a aparência pouca diferença faz na questão santidade a não ser quando implicasensualidade e extravagância. É exatamente o que previne os dez mandamentos; as seis Leis na primeira tábua regulam nossas ações para com O Pai Yaohu, e as quatro Leis na segunda tábua regulam nossas ações para com nossos semelhantes. Trata do caráter que contribuí com nosso relacionamento fraterno, mantendo unidos os irmãos com O Pai Celestial Yaohu no amor dO Espírito Santo.
VejamosSalmos 34:18 Perto está Yaohu dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.Oque sente a dor dos oprimidos e o amor dO Paipela humanidade tem um "coração quebrantado", aquele que sente pelos seus erros e com facilidade se arrepende são os"contritos de espírito".

 Por toda a Escritura O Espírito Santo procura nos fazer entender que santidade é muito mais o comportamento de pessoa para pessoa, veja emGálatas5:19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,20  Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,21  Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Yaohu.22  Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.23  Contra estas coisas não há lei.
As obras da carne que nos reprovam diante dO Pai como vemos acima não se trata do que é aparente ou que se usa no dia a dia como vestuário, adornos e maquiagens, objetos de uso pessoal não pode afetar o convívio e nem ofender a outrem, muito menos O Pai Yaohu pelo que registra a palavra,o que pode nos afastar do Pai são as, práticas como furtos, vícios, homicídios, idolatrias, promiscuidade, pois desrespeita e ofende seu semelhante e O Criador. Muitos acreditam que o sacrifício agradável aO Pai é mantendo o vestir roupas longas e sociais e evitando pinturas e pendentes, no entanto não é o que se faz a si mas aosoutros que agrada aO Pai, vejam emHebreus 13: 16. Mas não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros, porque com tais sacrifícios Yaohu se agrada.                                                                                            O Pai Yaohu nunca aceitará sacrifício se não nos sacrificarmos a estar bem com nossos irmãos, veja em  Mateus 5: 23. Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24. deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.                                                                      O propósito dO Espírito Santo entrar em nosso ser, é mudar-nos interiormente para produzirmos frutos de amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé mansidão, temperança,quando nos recomenda pelas Escrituras as doutrinas;podemos ver um critério estabelecido onde o foco é o benefício mútuo. Existem práticas como por exemplo, os vícios de alcoolismo e tabagismo que não envolve outra pessoa quando praticado mas que pelas Escrituras são pecado.      
É de costume condenar mulheres por usarem calças compridas usando a passagem emDeuteronômio 22: 5. Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto é abominação ao Soberano teu Yaohu. alegando se tratar de roupa masculina; porém de forma alguma as Escrituras definem qual seria a roupa masculina e feminina, sendo assim é corrente que se trate de forma cultural e não religiosa, visto assim não há porque em qualquer país as igrejas imporem aos irmãos um tipo de hábito vestuário em que não seja o da própria cultura.
Se apelarempara a hipótese de ser indecente no sentido de amostrar a nudez, uma calça comprida não permitiria jamais alguém ver a intimidade de uma mulher por baixo;porém não poderíamos falar o mesmoda saia e do vestido,mesmo em pé quando assoprar um vento ou sentado no descuido das pernas ao cruzar a roupa intima fica a mostra, impossível de acontecer com a calça comprida.
Se formos tomar como modelo de vestimentas as roupas dos profetas, reis, sacerdotes, Yaohushua os apóstolos e muitos outrosque usavam vestidos, haveria uma grande contradição por ser por exemplo o vestido longo uma roupa para homens e mulheres; há quem diga: "mas isto foi naqueles tempos"; isto mesmo, é uma questão de tempos e de culturas, é algo pessoal que ninguém tem o direito de opinar e decidir por ninguém. Salvo no tocante a decência; tanto a calça comprida como saias e vestidos dependendo do ajuste ao corpo podem deixar as curvas bem visíveis e sensuais de maneira que o problema não está no tipo de roupa mas nos ajustes no tamanho e no decote. Portanto vemos que aexigênciasobrevestimentasé uma questão de hábitos culturais, portanto uma interpretação errada de nossos pais da fé. Outro texto que usam como argumento para justificar a proibição de brincos pulseiras colares e pinturas se encontra em1 Pedro 3: 3. O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, 4. mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo, que és, para que permaneçam as coisas.É evidente que o foco da mensagem não se trata de uma mensagem que corrija problemas com pinturas cabelo vestidos luxo ou a aparência, na verdade recomenda-seque estas coisas não venham atrapalhar as outras de maior importância referente ao caráter. Até porque as santas mulheres que o apóstolo se refere faziam uso de tais objetos. Também como recomenda um dos principios da teologia não se pode firmar uma doutrina usando uma única referência já que se trata de ser o único texto que refere ao assunto.
Outro argumento usado como para tentar justificar a exigência de um tipo de roupa que seja apropriado espiritualmente para o crente seria que: se para entrar-se no fórum ou em uma audiência têm-se que cumprir a exigência de não estar trajando roupas de banho, porquenão tomar o mesmo cuidado a fim de reverenciar O Pai Celestial ?  A resposta é simples; se chama " decoro judicial " e não é respaldada nas Escrituras e nem todos os fóruns fazem a mesma exigência. A pessoa que a cumpre não o faz por temor e pode estar com pecados maiores. O juiz não é uma pessoa espiritual e seus argumentos para exigir que não se use roupas impróprias nos resintos judiciais é somente uma questão de cumprir protocolo não havendo temor. Não se trata de uma lei a que leve a pessoa a cometer crime em seu não cumprimento, nada que venha a dar entender que alguém ou algo deva ser adorado.                                                                                      Assim, as leis terrenas não tem ligação espiritual alguma com a vida do crente e os critérios doutrinários das Escrituras Sagradas, afinal, a mesma nos recomenda a não sermos medidos pelas aparências mas sim pelo caráter, como relata em Gálatas 5:19,20,21.
As mulheres são as que mais estão na mira da cobrança por usarem calças compridas maquiagens pendentes pinturas e cortes de cabelo; vejamos o que nos diz as Escrituras,Colossenses 2: 18. Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu entendimento carnal, 19. e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus. 20. Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, 21. tais como: não toques, não proves, não manuseies 22. (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens? 23. As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne. 
 O propósito final de alguém usar maquiagem pendente ou adornos é exatamente o contrário ao que a critica desinformada propõe, tem a finalidade de se valorizar aparentemente, atrair, agradar, tornando prazerosa sua presença, é algo que se faz emsi para si e para a outra ououtras pessoas, não se pode generalizar quanto a pessoas que o usam para se exibir se exautar e humilhar os de menores posições e condições. A vaidade não se encontra no objeto em si, mas na finalidade em que ele é usado, e decomo seu usuário irá reagir usando perante os que não o possuem, jamais se permitase sentir maior melhor diferente em relação aos outros ou deixar isso transparecer.Fazemo maior diabo da pessoa que usa uma maquiagem, enquanto os mesmos usam uma notável fala intelectual oupossuem carro luxuoso e importado ou moram em  mansão em bairro nobríssimo, tudo isso são formas de se exibir grandeza se trata de ostentação, no entanto não se vê criticas sobre algo ou alguém neste porte, pura hipocrisia. 
O problema está no exagero da intenção quando começa a se transformar em ostentação, uma pessoa que usa carro zero, roupas caras, se maquie, mas abraça todo mundo, não gosta de se aparecer, dá carona a qualquer um, se compadece pelo miserável e não faz distinção de ninguém jamais pode ser considerada vaidosa porque se mostrou igual aos outros na prática, o cuidado com a aparência nunca foi nem é problema espiritual. A própria natureza nos ensina ser o cuidado com a aparência um capricho comum e natural quando vemos pessoas lindas e perfeitas enquanto outras desde o nascimento não foram contempladas com tais virtudes. Não é precisomaquiagem para praticar vaidade, a vaidade está no interior e no proceder intencional e exagerado de cada pessoa.                                                                                
A vaidade diabólica é aquela que se revela na atitude, que se alto valoriza, despreza e humilham os outros por qualquer meio deixando a pessoa orgulhosa.Não existe nas Escrituras nenhum texto especificando vaidade no modo de se usar objetos se não que vaidade é tudo nesta terra e fala da vaidade do coração.
Em 2Reis 17: 15. rejeitaram os seus estatutos, e o seu pacto, que fizera com os pais deles, como também as advertências que lhes fizera; seguiram a vaidade e tornaram-se vãos, como também seguiram as nações que estavam ao redor deles, a respeito das quais o Senhor lhes tinha ordenado que não as imitassem.,nós podemos reparar que o problema em relação a vaidade é quando trocamos os mandamentos do Pai por ela, e deixamos de seguir suas orientações, como também afirma Jeremias 2: 5. assim diz o Senhor: Que injustiça acharam em mim vossos pais, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos?Assim o mal não está na vaidade mas como cada pessoa se comporta com O Pai e o seu semelhante devido a vaidade que tem. Assim como podemos possuir bens e dinheiro mas não podemos jamais depositar nossa confiança no mesmo, também a vaidade atrai a mesma reação e jamais devemos depositar nossa confiança nas vaidades como relataIsaías 59: 4. Ninguém há que invoque a justiça com retidão, nem há quem pleiteie com verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniqüidade.
Em Salmos 39: 5. Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade.Nos afirma a palavra que por mais que o ser humano se esforce paramanter a retidãoeleterá uma vida de vaidades. No entanto noSalmos 24: 4. Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.é alertado sobre o entregar o coração a vaidade para que a mesma não venhaabrangir a vida e torna-la abstrata einútil, tudo deve ter controle e medidas. Concluímos portanto que a vaidade é inerente a nossa vida sendo impossível exclui-la; vimos também que o problema não se encontra na vaidade mas na pessoa e como ela lida com a mesma; vimos que a vaidade não pode interferir em nossa vida com O Todo Poderoso e o semelhante de forma negativa por si mesma.
Judahismo e as tradições.
Há muitas especulações sobre o que vem a ser judahismo, mas basicamente esta religião tem seus conceitos e doutrinas baseados nas "tradiçõesrabínicas" e não nas Escrituras; tanto que fora condenada por Yaohushua em diversos textos. A pesar dO Pai Yaohu nunca ter denominado uma religião, os judeuscriaram e se rebelaram pelo judahismo, legalismo maligno em que muitos hoje se desviam da verdade criando jugo que não carregam e obrigam outros a carregarem; muitasigrejas da mesma forma fazem o mesmo, geralmente os que se intitulam pentecostais criam suas próprias doutrinas (tradições), ou seja, puro "judahismo". Embora não adotam astradições judaicas em si mas o estilo é o mesmo de inventar mandamentos que não existem, e confundemsacrifício com santidade obrigando os seguidores a viver uma vida de restrições que não condiz com as Escrituras no sentido de se santificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário